Somos Chabad. Ao mesmo tempo uma filosofia, um movimento, uma organização. No hebraico, um acrônimo formado por três palavras que orientam nossas ações: sabedoria, compreensão e conhecimento. Uma liderança judaica surgida há pouco mais de dois séculos no pequeno povoado russo de Lubavitch, cujo significado é “cidade do amor fraterno”. Um sentimento que até hoje se manifesta por meio da dedicação e do respeito ao próximo.
O Chabad enfatiza a importância de um estilo de vida baseado na ética e nos valores judaicos. Uma das principais virtudes de nossa filosofia é que ela não se resume aos ensinamentos teóricos. A filosofia Chabad motiva aqueles que se aprofundam em seus conhecimentos a transformar todo esse tesouro intelectual em ações práticas. Acreditamos que todos nós temos o potencial de intervir no mundo para aperfeiçoá-lo e construir um lugar com mais bem-estar físico e espiritual para as pessoas.
O Chabad é guiado pelos ensinamentos deixados por seus sete líderes, que se alternaram na condução da instituição ao longo desses anos. Um grupo de rabinos que tornou acessível ao público os mais complexos detalhes do misticismo judaico, da fé, do modo de vida, da cultura e do conhecimento transmitidos geração a geração. Um dos maiores responsáveis por ampliar o alcance dos ensinamentos do Chabad foi o sétimo e último desses líderes, o rabino Menachem Mendel Schneerson (1902-1994), conhecido como o sétimo Rebe de Lubavitch.
O sétimo Rebe assumiu a liderança do Chabad em 1950, substituindo seu falecido sogro. Nessa época, Schneerson vivia no Brooklyn, em Nova York (EUA), anos depois de ter fugido da perseguição aos judeus europeus, durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi ele quem incentivou ações da instituição pelo mundo, abrindo milhares de centros Chabad em diversos países, por intermédio de seus emissários – pessoas que se aprofundaram nos estudos e nas práticas de solidariedade, recebendo o aval do mestre para liderar os destinos do movimento internacionalmente.
Hoje não há uma liderança Chabad única. Os emissários do Rebe são os responsáveis por manter em funcionamento centros Chabad em cerca de 70 países e mil cidades. Estima-se que haja mais de 3 mil instituições e 4 mil emissários no mundo inteiro.